Métodos de segurança na instalação de painéis fotovoltaicos são importantes para desenvolvimento do setor
Especialista destaca código NEC criado nos Estados Unidos A segurança na instalaçõeso de painéis fotovoltaicos é um dos itens mais importantes e debatidos pelo setor de energia solar hoje em dia. .
Para tornar o processo mais seguro, países como os Estados Unidos investiram em códigos de segurança capazes de deixar bombeiros e trabalhadores do setor mais seguros.
Segundo o engenheiro elétrico, João Paulo de Souza, os riscos diretos e indiretos durante a instalação foram diminuídos nos países do exterior através de um projeto desenvolvido pela Associação Nacional de Proteção do Fogo (NFPA -sigla em inglês), a qual seguiu uma extensa pesquisa de laboratório e testou uma série de emergências de incêndios ocasionadas pelos sistemas fotovoltaicos.
A partir da experiência o código NEC foi criado, o qual engloba vários critérios a serem seguidos para melhorar a segurança. Nele estão envolvidos questões relacionadas ao desligamento rápido e limites de tensão.
No Brasil já existem produtos que atendem ao NEC, porém ainda limitados. Souza ressalta que a utilização de métodos como baixa tensão, otimizadores de potência, proteção contra arco integrado, desligamento rápido automático entre outros podem contribuir para a segurança no país.
Fonte: Portal Brasil Solar